No mundo globalizado do século XXI, a sociedade vive as metamorfoses
tecnológicas ocorridas nas últimas décadas, e na mesma proporção explode o
consumismo incentivado principalmente pela indústria da mídia. Esta pesquisa teve por
objetivo estudar a influência da mídia na educação infantil. Optamos por investigar o
tempo de permanência das crianças na frente da televisão e as interferências que os
programas infantis exercem no comportamento dos mesmos. Para coleta de dados
empíricos definimos três escolas públicas da cidade de Jussara no estado do Paraná para
realizar as observações na sala de aula, com o propósito de analisar o comportamento
dos alunos e as informações trazidas pelas programações da televisão, bem como,
avaliar as ações dos professores em relação à inserção dos televisores no contexto
escolar. Para identificar as influências da mídia realizamos diálogos com nove crianças
que possuíam realidades sócio-econômicas diferenciadas. Resultado. Constatamos que a
programação televisiva é interpretada de forma contraditória, pois as explicações variam
de acordo com o universo cultural ao qual a criança pertence. Desse modo, os
professores não podem ignorar as experiências e as informações trazidas da vivência
fora da escola, porque a fantástica telinha da televisão contribui para a formação cultural
da criança. Nessa perspectiva, propomos não censurar, mas aliar a programação da
televisão às atividades desenvolvidas na sala de aula, entretanto, os docentes devem ter
consciência de que as informações transmitidas pela televisão estão impregnadas de
valores estéticos, éticos e morais que atuam no comportamento infantil. Para que a
mídia televisiva atue no desenvolvimento afetivo e cognitivo das crianças é necessário
uma discussão mais ampla e crítica de suas mensagens. Artigo retirado do google - maria da graça
Nenhum comentário:
Postar um comentário