domingo, 6 de maio de 2012

A Midia na educação infantil

No mundo globalizado do século XXI, a sociedade vive as metamorfoses


tecnológicas ocorridas nas últimas décadas, e na mesma proporção explode o

consumismo incentivado principalmente pela indústria da mídia. Esta pesquisa teve por

objetivo estudar a influência da mídia na educação infantil. Optamos por investigar o

tempo de permanência das crianças na frente da televisão e as interferências que os

programas infantis exercem no comportamento dos mesmos. Para coleta de dados

empíricos definimos três escolas públicas da cidade de Jussara no estado do Paraná para

realizar as observações na sala de aula, com o propósito de analisar o comportamento

dos alunos e as informações trazidas pelas programações da televisão, bem como,

avaliar as ações dos professores em relação à inserção dos televisores no contexto

escolar. Para identificar as influências da mídia realizamos diálogos com nove crianças

que possuíam realidades sócio-econômicas diferenciadas. Resultado. Constatamos que a

programação televisiva é interpretada de forma contraditória, pois as explicações variam

de acordo com o universo cultural ao qual a criança pertence. Desse modo, os

professores não podem ignorar as experiências e as informações trazidas da vivência

fora da escola, porque a fantástica telinha da televisão contribui para a formação cultural

da criança. Nessa perspectiva, propomos não censurar, mas aliar a programação da

televisão às atividades desenvolvidas na sala de aula, entretanto, os docentes devem ter

consciência de que as informações transmitidas pela televisão estão impregnadas de

valores estéticos, éticos e morais que atuam no comportamento infantil. Para que a

mídia televisiva atue no desenvolvimento afetivo e cognitivo das crianças é necessário

uma discussão mais ampla e crítica de suas mensagens. Artigo retirado do google - maria da graça

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