segunda-feira, 28 de maio de 2012

A importância de Educomunicação



 A importância que a comunicação assumiu na sociedade atual nos obriga a olhá-la como uma nova força nas relações cotidianas, em todas as esferas sociais. O século XIX reorganizou-se econômica, política e socialmente em função do desenvolvimento industrial e do crescimento das relações entre povos e culturas; o século XX confrontou-se com aonipresença dos meios de comunicação que escancarou a força do dispositivo de informação presentes em cada canto do planeta de forma instantânea, produzindo sentidos, induzindo ideologias; tudo isso atritou profundas consequências na vida individual e coletiva dos séculos XX e XXI, inclusive na educação. Martín-Barbero (1996) afirma que estamos diante de um ecossistema comunicativo conformado não pelas máquinas ou meios, mas por linguagens, saberes e escritas, pela hegemonia da linguagem audiovisual sobre a tipográfia que desordenam e ordenam as formas de aquisição do saber o conhecimento. Para o educador Paulo Freire, a comunicação é elemento fundamental, pois é ela que transforma seres humanos em Sujeitos. Freire estabelece a relação entre comunicação e educação, na medida em que esta última é vista como um processo daquela, já que é uma construção partilhada do conhecimento mediada por relações dialéticas entre os homens e o mundo. Importante ressaltar que o uso indiscriminado dos recursos naturais e da tecnologia, sem critérios adequados de preservação ambiental, conduziu o planeta a um caminho de degradação. Como uma reação em sentido contrário, diferentes áreas da ciência começaram a trabalhar juntas para resolver esses problemas, e, portanto, torna-se fundamental educar os cidadãos, não apenas para a aquisição de conhecimento, mas para o seu uso ético e responsável. Segundo Freire é necessário atuar ao nível do sistema educativo para ajudar os alunos a compreender que a nossa atuação local tem influencia global, a reconhecer o impacto da globalização nas nossas vidas e a resistir aos seus impactos. Dessa forma, a educação ambiental surge como uma das possíveis estratégias para o enfrentamento da crise civilizatória de dupla ordem cultura e social.


---- Marcia Barcelos Botica

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