A importância
que a comunicação assumiu na sociedade atual nos obriga a
olhá-la como uma nova força nas relações cotidianas, em todas as esferas sociais. O
século XIX reorganizou-se econômica, política e socialmente em função do desenvolvimento industrial e
do crescimento das relações entre povos e
culturas; o século XX confrontou-se com aonipresença dos meios de comunicação que escancarou a força do
dispositivo de informação presentes em cada
canto do planeta de forma instantânea, produzindo sentidos, induzindo
ideologias; tudo isso atritou profundas consequências na vida individual e
coletiva dos séculos XX e XXI, inclusive na educação. Martín-Barbero (1996) afirma que
estamos diante de um ecossistema comunicativo conformado não pelas máquinas ou meios, mas por linguagens, saberes e
escritas, pela hegemonia da linguagem audiovisual
sobre a tipográfia que desordenam e ordenam as formas de
aquisição do saber o conhecimento. Para o educador Paulo Freire, a comunicação
é elemento fundamental, pois é ela que transforma seres humanos em Sujeitos. Freire
estabelece a relação entre comunicação e educação, na medida em que esta última
é vista como um processo daquela, já que é uma construção partilhada do
conhecimento mediada por relações dialéticas entre os homens e o mundo. Importante
ressaltar que o uso indiscriminado dos recursos naturais e da tecnologia, sem
critérios adequados de preservação ambiental, conduziu o planeta a um
caminho de degradação. Como uma reação em sentido contrário,
diferentes áreas da ciência começaram a trabalhar juntas para resolver esses
problemas, e, portanto,
torna-se fundamental educar os cidadãos, não apenas para a aquisição
de conhecimento, mas para o seu uso ético e responsável. Segundo Freire é
necessário atuar ao nível do sistema educativo para ajudar os alunos a
compreender que a nossa atuação local tem influencia global, a reconhecer o impacto
da globalização nas nossas vidas e a resistir aos seus impactos. Dessa
forma, a educação ambiental surge como uma das possíveis estratégias para o
enfrentamento da crise civilizatória de dupla ordem cultura e social.
---- Marcia Barcelos Botica
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