sábado, 14 de abril de 2012

Pensamentos pedagógicos de Paulo Freire


Os problemas principais da educação para Paulo Freire não são as questões pedagógicas e sim as questões políticas.
          No seu ponto de vista a educação e o sistema de ensino não modifica a sociedade, mas a sociedade pode mudar o sistema.
         A proposta de Paulo Freire é possuir uma consciência critica como conhecimento onde os professores e alunos ensinam e aprendem juntos, engajados num diálogo permanente.
         Tendo em vista que esse processo não deve estar presente apenas na sala de aula, mas em um círculo cultural constante.
         Segundo Freire todo educador deve acreditar que é possível ocorrer mudanças, todos devem participar da história, da cultura e da política.
         Ninguém deve ficar neutro, nem estudar por estudar. Todos devemos fazer perguntas, não podemos ficar alheios.
         É a partir deste saber fundamental: mudar é difícil mas é possível, que vamos programar nossa ação político-pedagógica, não importa se o projeto com o qual nos comprometemos é de alfabetização de adultos ou de crianças, se de ação sanitária, se evangelização, se de formação de mão-de-obra técnica.
         A democracia é tema básico da prática e da teoria de Paulo Freire, uma democracia liberal, social, socialista, mas, sempre democracia.
         A questão central que percorre todo o discurso freireano, em todos os momentos, é a educação e pedagogia enquanto prática e teoria contribuintes da “radicalidade democrática”. Freire nunca admitiu o autoritarismo.
       Conclui-se que a conscientização político-pedagógica poderia atingir todas as classes e o diálogo deveria levar ao “entendimento geral para o desenvolvimento de todos”, da Nação, que estaria “acima” de todos os interesses particulares.

Fabiana Silvério
Emilia Santana
Cristiane Liberal

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