quarta-feira, 25 de abril de 2012

Mídia na educação


Educação
Escola de Juiz de Fora utiliza educomunicação para enriquecer a formação de estudantes
Publicado em 30/03/2012 às 10:42
Por MGTV Panorama
Noções de TV, rádio e jornal impresso são passadas através do projeto

O conceito de educomunicação é cada vez mais utilizado nas escolas. Cadernos e lápis são substituídos por microfones, câmeras de TV e internet. Em Juiz de Fora, alunos de uma escola municipal participam deste projeto e conseguem bons resultados.

Clique aqui e veja o vídeo desta reportagem.

Na hora do intervalo a sala do diretor vira rádio. Uma rádio comunitária: a dos alunos da Escola Municipal Dilermando Cruz. O colégio fica no bairro Vila Ideal, uma região estigmatizada pela violência na cidade. Mas isso não é o que muita gente conta do bairro, principalmente quando o assunto é educação. Na escola, alunos do ensino básico participam do projeto de educomunicação, onde a metodologia pedagógica propõe o uso de recursos tecnológicos modernos e técnicas da comunicação na aprendizagem. Como se entende pelo nome, é o encontro da educação com a comunicação, multimídia, colaborativa e interdisciplinar. Pode ser desenvolvida com estudantes de qualquer idade e utilizada por professores de várias áreas.


Daí a proposta de usar os meios de comunicação. A estudante que virou locutora da rádio resume em uma palavra o que ela sente de estar falando pros alunos: importante. O jornal é outro instrumento importante. A sala de informática vira uma redação de jornalismo, com os alunos discutindo temas e realizando tarefas de cobertura e elaboração de notícias rotineiras da escola e da comunidade. Já a biblioteca vira estúdio de gravação durante parte do dia.

A escola desenvolve o projeto desde 2010. Participam cerca de 40 alunos do 6° ao 9° anos, dos 11 aos 16 anos. Todos estudam de manhã e voltam à tarde para as quatro oficinas: jornal impresso, rádio escolar, jornal virtual e audiovisual. Neste tempo, além dos jornais feitos regularmente, os alunos fizeram até um curta-metragem.

Durante a visita do MGTV à escola, uma equipe de alunos filmou os bastidores do trabalho e vai disponibilizar no blog depois da exibição da reportagem. O impacto das oficinas mudou a compreensão deles em outras matérias. E aí os estudantes melhoraram como alunos e ficaram mais atentos como cidadãos e como telespectadores.

Fonte:

Antônio Vicente
Andreia Pinheiro
Robsom

Nenhum comentário:

Postar um comentário