quarta-feira, 7 de março de 2012

" A mídia tem duas caras: Um meio da elite dirigida às massas."

A mídia é um canal de transmissão que leva com facilidade a uma grande massa de pessoas de uma só vez, uma informação. Isso facilitou a propagação dos interesses da elite, porem, devemos considerar que isto deva ser uma faca de dois gumes, onde possa não somente favorecer a elite mas, também possa prejudicar quando não usado devidamente.
A TV veio ao Brasil a primore pelas mãos Assis Chateaubriand, como produto de requinte e poder aquisitivo. Depois, serviu de presente para a alta sociedade, antes de uma grande repercussão para o comercio do pais. Ele por suas vez, foi o grande pioneiro introdutor da televisão da America Latina.
Mais tarde, institui-se a fundação Roberto Marinho, apresentando-se como um dos programas de cultura de maior expressão televisivo do país na recém inaugurada TV Globo.
O jornal A Gazeta do Rio de Janeiro, publicado em dez de setembro, chegou tardio para o país mas veio cheio de intensões sócio-culturais para que esta mídia fosse amplamente distribuída no Brasil. E ao mesmo tempo surgiu também um outro jornal chamado Correio Braziliense totalmente clandestino porém trazia noticias da Europa por um escritor brasileiro refugiado que exportava e dava para circular na penumbra a mídia andava então a passos muito devagar, mais ou menos em 1985 com  amodernização dos computadores, o mundo deu um avanço extraordinário para o futuro, e o que não se conseguira em cem anos, retomamos em apenas quinze anos.
A mídia mostra sua face real a duplicidade onde sempre irá se voltar para o lado daquele que estiver dirigindo à grande massa.

Abaixo dois links que vale muito a pena assistir!
http://www.youtube.com/watch?v=94JYgjlERGo&feature=BFa&list=PLAAD79FD75C7E7F45&lf=results_video

http://www.youtube.com/watch?v=OTX7HaLxzNI&feature=related

Elizabete Maki Matsuo

Um comentário:

  1. Maki,
    gostei do texto! Espero que, na próxima vez, traga ainda mais informações suas pro texto, ampliando o seu raciocinio a respeito do tema, independentemente das contribuições dos autores lidos.
    Abs,
    Paola Prandini

    ResponderExcluir